Quando se fala em café gelado, a primeira coisa que vem à mente são os cafés com leite, muita calda de caramelo e chantilly, que são chamados de coffee shakes. Embora este seja um dos tipos de café gelado mais queridos pelos brasileiros, e também um dos mais fáceis para começar a beber café gelado, existem outras formas de degustar a bebida mais consumida no mundo. A que vamos apresentar hoje é relativamente nova e ainda é pouco explorada no Brasil, mas têm conquistado os paladares ao redor do mundo rapidamente nestes últimos anos: é o Espresso Tônica.
Uma bebida moderna, inusitada e muito refrescante, este coffee drink é muito novo, criado em 2015. Ele foi inspirado nas criações dos competidores dos campeonatos de baristas, e logo ganhou as cafeterias dos Estados Unidos, Austrália e Japão.
Um dos principais motivos que faz o Espresso Tônica ser uma bebida tão amada pelos baristas é que este drink tem muitas possibilidades, e todas elas são nada óbvias.
Originalmente, esta bebida leva espresso, água tônica e algum cítrico. Limão siciliano é uma ótima escolha, mas você pode explorar com outros sabores, como tangerina ou até mesmo as nossas lemonades da linha Blends.
Tudo pronto? Então vamos lá.
Aprenda como preparar a nossa Espresso Tônica, um coffee drink que foi criado para chocar no primeiro gole e conquistar do segundo à última gota.
Interpretação: Carlos Rodrigues - Kazé
Ingredientes
• 40 ml de café espresso - utilize cerca de 19g de um café moído
• 100 ml de Água Tônica
• 15 ml de Xarope Vora Limão Siciliano
• 7 cubos de Gelo
Preparo
Comece extraindo seu café espresso.
Enquanto o café é extraído, prepare um copo longo, com capacidade para 200 ml, adicionando os cubos de gelo, o Xarope Vora Limão Siciliano e a água tônica. Isso tudo deve ocupar mais ou menos uns ⅔ do seu copo.
Quando seu espresso terminar de ser extraído, circule o copo dosador umas duas vezes para agitar os aromas do café, e adicione o espresso no copo com os demais ingredientes.
O café costuma se misturar naturalmente com a água tônica, mas sugerimos que dê uma leve homogeneizada com uma bailarina. Caso prefira servir com o degradê no copo, oriente o cliente a fazer a mistura delicadamente com um canudo do tipo mexedor.
A decoração fica à sua escolha. Gostamos de repousar uma lâmina desidratada de algum cítrico sobre a bebida, mas você pode adicionar uma lâmina de limão siciliano fresco ou, até mesmo, servir sem decoração, pois o visual desta bebida é encantador por si só.
Sirva com um canudo. Saúde!